Técnicos
Não é todo mundo que conhece o que faz um técnico de Enfermagem e o papel que desempenha nos hospitais e instituições onde atua. É preciso saber que esse profissional tem função fundamental na área da saúde e colabora com os demais envolvidos.
Além disso, a demanda por profissionais da saúde tem aumentado devido ao crescimento de redes hospitalares e ao desenvolvimento de políticas públicas na área. Por isso, neste artigo, você vai entender como atua o técnico de Enfermagem.
O que faz o técnico de Enfermagem?
Primeiramente, é preciso entender que a área da Enfermagem conta com três tipos de profissionais: o técnico de Enfermagem, o auxiliar de Enfermagem e o enfermeiro, cada um com sua formação distinta.
Esses exercícios profissionais são regulamentados pela Lei Nº 7.498/86 do Decreto Nº 94.406/87. A legislação define que a atuação de cada um dos três é complementar, sendo que todos integram a equipe de saúde e são responsáveis por promover a educação em saúde. Mas a lei também aponta as diferenças e especificidades de cada.
Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a função do técnico de Enfermagem é estar presente e acompanhar o enfermeiro na organização e planejamento das atividades de atendimento e assistência. Esse profissional também tem importante papel na atuação do cuidado a pacientes que apresentarem um quadro de estado grave no hospital e no atendimento a pacientes no pós-operatório.
O enfermeiro coordena o processo, por isso o técnico deve estar presente para dar assistência necessária à enfermagem. O técnico também participa de atividades de prevenção, programas de segurança do trabalho e higiene e de assistência integral à saúde.
Os técnicos de Enfermagem podem atuar em hospitais, prontos-socorros, centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
O que o técnico de Enfermagem pode fazer?
Veja a lista de alguns dos procedimentos médicos que os técnicos de Enfermagem podem ficar encarregados durante os atendimentos:
Administrar remédios e medicamentos;
Assistência a médicos em plantão;
Assistência a pacientes em recuperação;
Auxiliar o enfermeiro com diversas funções de rotina, como o planejamento do setor;
Coleta de materiais para exame;
Cuidados de pré e pós-operatório;
Desinfetar e Esterilizar materiais e equipamentos hospitalares;
Manutenção da limpeza do ambiente;
Preparo de pacientes para exames;
Primeiros socorros;
Vacinação
O que é preciso para ser um técnico de Enfermagem?
Para se tornar um profissional de nível técnico de Enfermagem, é preciso ter a formação no curso de nível técnico, ou seja, nível médio, e ter a idade mínima de 17 anos completos. O curso técnico é profissionalizante, então o estudante precisa já ter o Ensino Médio completo para ingressar na formação. Ela dura de 1 ano e 8 meses (20 meses) a 2 anos (4 semestres).
Além da curta duração, possui uma outra característica que atrai muitos alunos. Por ser profissionalizante, está focado em formar o profissional para poder atuar diretamente no mercado de trabalho após a sua conclusão. Por isso, os formados podem conseguir de forma rápida um emprego.
# | Disciplina | Carga H. |
---|---|---|
01 | Curso Técnico em Enfermagem | 1200h |
02 | Estágio Supervisionado | 400h |