Notícias Novidades

Empresa prepara jovens autistas para o mercado de trabalho e impulsiona inclusão e autonomia

Empresa prepara jovens autistas para o mercado de trabalho e impulsiona inclusão e autonomia

A All Marketing e Performance, idealizada pelo empresário Weiker Pinheiro, prepara jovens autistas para o mercado de trabalho, promovendo inclusão e autonomia. Desde sua criação, a iniciativa já ajudou 60 jovens a se inserir no mercado de trabalho, e esse número só cresce.

Tudo começou há dois anos, quando Weiker, do setor de energias renováveis, buscava estagiários para sua empresa e acabou recebendo 12 candidatos, incluindo dois jovens autistas. Ele percebeu as dificuldades que esses jovens enfrentam para serem aceitos no mercado de trabalho, principalmente pela falta de empatia e preparação. Decidiu, então, mudar o rumo de seu negócio, com o objetivo de garantir que esses jovens fossem contratados por sua competência, e não apenas para preencher uma vaga específica.

A proposta não é só ajudar esses jovens, mas também mostrar à sociedade que eles têm habilidades excepcionais. Com o tempo, Weiker notou uma mudança comportamental nas empresas, especialmente por parte dos outros profissionais. O impacto positivo foi claro, refletido na felicidade dos jovens e de suas famílias.

Herson Carlos, braço direito de Weiker, destaca que o projeto está permitindo que pessoas com autismo mostrem suas habilidades e capacidades no ambiente de trabalho. Ele acredita que, quando bem trabalhado, o autista tem total autonomia para crescer profissionalmente e contribuir para o sucesso da empresa.

O que a All Marketing faz é capacitar jovens autistas, enviando-os para outras empresas e orientando essas empresas a acolherem esses profissionais de forma mais empática, criando ambientes mais adequados, como com menos ruído e luz mais suave, para garantir um bom desempenho.

Ruben William, matemático e funcionário do Hospital H.Visão, é um exemplo de sucesso após passar pelo programa de Weiker. Ele acredita que seu hiperfoco, característica do autismo, o ajudou a se destacar no trabalho. Ruben também reforça que, embora tenha uma forma diferente de trabalhar, sempre se dedicou a inovar e trazer soluções.

A inclusão é vista como uma oportunidade tanto para os autistas quanto para as empresas. André Felipe, irmão de Ruben, destaca que o ambiente de trabalho no hospital é acolhedor e favorece seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ele acredita que a inclusão proporciona um espaço em que os autistas podem aprender e crescer, sem preconceitos.

Custódio Neto, colega de trabalho de André, lembra que os autistas trazem ao ambiente profissional habilidades como pontualidade, foco e atenção aos detalhes. Ele reforça que incluir esses profissionais nas empresas não é apenas uma responsabilidade social, mas uma oportunidade de agregar mão de obra qualificada, especializada e talentosa.

André também observa que, apesar dos desafios, seu trabalho é uma forma de mostrar que, como autista, ele é capaz e que o autismo não é uma doença, como muitos ainda pensam.

A All Marketing e Performance está desempenhando um papel fundamental na criação de uma sociedade mais justa e acolhedora, mostrando que as pessoas com autismo têm a autonomia e capacidade para contribuir de forma significativa no mercado de trabalho. A inclusão no trabalho é, portanto, não apenas um direito, mas também uma responsabilidade social.